- dezembro 28, 2020
- Posted by: SEO
- Category: Qualidade de Vida Para Idosos

As alterações no sono são algumas das preocupações recorrentes entre os mais velhos. Seja por questões físicas ou mentais, a falta de sono pode prejudicar as atividades diárias. Dessa maneira, é importante saber exatamente como combater a insônia em idosos.
Por ocasionar problemas a médio e a longo prazo, a insônia pode prejudicar a atenção, a concentração e a memória, principalmente no que diz respeito à dedicação com coisas e pessoas.
Assim sendo, os problemas que ocorrem no sono atrapalham bastante a forma como o indivíduo consegue controlar as ações do corpo. Podem ocorrer quedas e acidentes, e um aumento considerável de fraturas e ferimentos por conta da sonolência excessiva que a insônia desencadeia.
No texto a seguir, você pode conferir alguns cuidados básicos para combater as ações que a insônia causa na rotina dos idosos. Confira!
Tratamento da insônia
Com a intenção de diminuir os problemas causados pela insônia, os idosos tendem a apelar para o uso de medicamentos, apesar deles nem sempre se mostrarem totalmente eficazes para diminuir ou até mesmo eliminar a causa da sonolência.
Desse modo, é preciso procurar um médico especialista que consiga indicar os melhores tratamentos, de acordo com a necessidade do paciente. A partir dessa orientação, é possível restaurar não apenas a qualidade do sono, mas também melhorar a qualidade dos períodos de descanso.
Cultivar bons hábitos
Apesar de existir a recomendação de oito horas para que seja considerada uma boa noite de sono, nem sempre é possível seguir à risca essa determinação. Dessa maneira, seguir alguns cuidados podem ajudar a melhorar a qualidade, não só do sono, mas da própria saúde:
- Refeições leves, preferencialmente no período noturno;
- Evitar consumir bebidas fortes ou calóricas;
- Abolir o consumo de cigarros;
- Ter o hábito de beber 1 taça de vinho, no almoço ou no jantar.
Usar remédios caseiros
Por não oferecerem efeitos colaterais e ajudarem a melhorar a qualidade do sono, os remédios caseiros podem se tornar um grande aliado dos idosos para recuperar a tranquilidade nesse período do dia. São eles:
- Cápsulas de valeriana;
- Chá de camomila;
- Suco de maracujá.
Medicações para combater insônia
Uma das precauções que os pacientes podem seguir é a de utilizar medicamentos indicados por um especialista, no sentido de ajudar no combate à insônia. Alguns deles são:
- Amytril;
- Dormire;
- Fenergan;
- Lorax.
Insônia: principais causas
O surgimento da insônia pode ser desencadeado por inúmeras questões, que podem afetar tanto a qualidade do sono quanto aumentar a possibilidade de ocasionar o aparecimento de problemas de saúde.
O consumo de bebidas calóricas é um dos motivos mais comuns, mas existem outros fatores que ajudam a insônia a se desenvolver, como:
- Idade avançada;
- Doenças crônicas;
- Uso de remédios e seus efeitos colaterais;
- Doenças respiratórias.
A irregularidade do sono também pode ser despertada por outros problemas, como questões comportamentais, físicas e fisiológicas, como a ansiedade e a depressão. De toda maneira, procurar um médico para um diagnóstico preciso ainda é o melhor caminho.
Conclusão
Percebendo-se as primeiras alterações no sono ou o aparecimento de possíveis distúrbios por conta dessa condição, a indicação é a mesma: procurar um especialista para seguir o tratamento adequado. Essa ainda é a melhor forma de voltar a dormir bem, e melhorar a qualidade da saúde! Aqui na Estância Natural Paradyse você conta com os melhores profissionais e serviços de qualidade!