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Como combater a insônia em idosos

As alterações no sono são algumas das preocupações recorrentes entre os mais velhos. Seja por questões físicas ou mentais, a falta de sono pode prejudicar as atividades diárias. Dessa maneira, é importante saber exatamente como combater a insônia em idosos.

Por ocasionar problemas a médio e a longo prazo, a insônia pode prejudicar a atenção, a concentração e a memória, principalmente no que diz respeito à dedicação com coisas e pessoas.

Assim sendo, os problemas que ocorrem no sono atrapalham bastante a forma como o indivíduo consegue controlar as ações do corpo. Podem ocorrer quedas e acidentes, e um aumento considerável de fraturas e ferimentos por conta da sonolência excessiva que a insônia desencadeia.

No texto a seguir, você pode conferir alguns cuidados básicos para combater as ações que a insônia causa na rotina dos idosos. Confira!

Tratamento da insônia

Com a intenção de diminuir os problemas causados pela insônia, os idosos tendem a apelar para o uso de medicamentos, apesar deles nem sempre se mostrarem totalmente eficazes para diminuir ou até mesmo eliminar a causa da sonolência.

Desse modo, é preciso procurar um médico especialista que consiga indicar os melhores tratamentos, de acordo com a necessidade do paciente. A partir dessa orientação, é possível restaurar não apenas a qualidade do sono, mas também melhorar a qualidade dos períodos de descanso.

Cultivar bons hábitos

Apesar de existir a recomendação de oito horas para que seja considerada uma boa noite de sono, nem sempre é possível seguir à risca essa determinação. Dessa maneira, seguir alguns cuidados podem ajudar a melhorar a qualidade, não só do sono, mas da própria saúde:

  • Refeições leves, preferencialmente no período noturno;
  • Evitar consumir bebidas fortes ou calóricas;
  • Abolir o consumo de cigarros;
  • Ter o hábito de beber 1 taça de vinho, no almoço ou no jantar.

Usar remédios caseiros

Por não oferecerem efeitos colaterais e ajudarem a melhorar a qualidade do sono, os remédios caseiros podem se tornar um grande aliado dos idosos para recuperar a tranquilidade nesse período do dia. São eles:

  • Cápsulas de valeriana;
  • Chá de camomila;
  • Suco de maracujá.

Medicações para combater insônia

Uma das precauções que os pacientes podem seguir é a de utilizar medicamentos indicados por um especialista, no sentido de ajudar no combate à insônia. Alguns deles são:

  • Amytril;
  • Dormire;
  • Fenergan;
  • Lorax.

Insônia: principais causas

O surgimento da insônia pode ser desencadeado por inúmeras questões, que podem afetar tanto a qualidade do sono quanto aumentar a possibilidade de ocasionar o aparecimento de problemas de saúde.

O consumo de bebidas calóricas é um dos motivos mais comuns, mas existem outros fatores que ajudam a insônia a se desenvolver, como:

  • Idade avançada;
  • Doenças crônicas;
  • Uso de remédios e seus efeitos colaterais;
  • Doenças respiratórias.

A irregularidade do sono também pode ser despertada por outros problemas, como questões comportamentais, físicas e fisiológicas, como a ansiedade e a depressão. De toda maneira, procurar um médico para um diagnóstico preciso ainda é o melhor caminho.

Conclusão

Percebendo-se as primeiras alterações no sono ou o aparecimento de possíveis distúrbios por conta dessa condição, a indicação é a mesma: procurar um especialista para seguir o tratamento adequado. Essa ainda é a melhor forma de voltar a dormir bem, e melhorar a qualidade da saúde!

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Como combater a insônia em idosos
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A insônia pode prejudicar a atenção, a concentração e a memória, principalmente no que diz respeito à dedicação com coisas e pessoas.
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