- julho 23, 2020
- Posted by: admin
- Category: Casa de Repouso
É uma situação tão comum quanto inevitável. Em algum momento da vida, você e sua família viverão o dilema de como cuidar do idoso em casa e como oferecer todos os cuidados de que ele necessita para uma vida digna e saudável. Nessa hora, entra em foco uma palavra muito temida, repleta de preconceito: asilo! Para sanar essas dúvidas confira o nosso artigo sobre Diferenças Entre Asilos e Casas de Repousos:
Esse pensamento, no entanto, é ultrapassado. O que antes chamávamos de asilo, hoje denominamos Casa de Repouso. Trata-se de uma questão que ultrapassa a linguagem e mostra como o tratamento no antigo asilo mudou. Hoje, existe uma preocupação grande com bem-estar, com a felicidade dos moradores.
A Estância Natural Paradyse, casa de repouso para idosos em Curitiba, oferece ampla-infraestrutura para que o idoso tenha uma vida feliz e saudável.
Porque acreditamos que um residencial para idosos precisa ter a preocupação em criar um ambiente feliz, bem diferente da antiga imagem de asilo que tanto assusta as pessoas. Aqui, os moradores contam com:
- Visitas diárias;
- Acompanhamento médico;
- Cuidador de Idosos 24h;
- Nutricionista;
- Lazer e Entretenimento;
É preconceito pensar que a vida do idoso na Casa de Repouso será cruel e como em um antigo asilo. As ILPIs –sigla para Instituições de Longa Permanência de Idosos– são uma modalidade de serviço, assim como escolas, creches e hospitais.
O Brasil tem, hoje, pouco mais de 5.500 de instituições do tipo casa de repouso, sendo apenas 238 delas públicas, e a maioria de origem filantrópica. Projeções do governo federal apontam para um crescimento do número de brasileiros idosos de 23 milhões para 35 milhões, nos próximos 15 anos. O número de leitos existentes, para acompanhar esse crescimento, terá, no mínimo, de dobrar. Por isso, é preciso repensar naquele conceito de asilo cruel e solitário.
A ideia de asilo surgiu no Brasil como lugar para onde se mandava doentes mentais que precisavam ser excluídos da convivência em comunidade. Acreditava-se, há décadas, que “loucos” e pessoas “diferentes”, entre elas o idoso, tinham de ser isoladas no asilo. Mas isso ficou no passado. Hoje, sabemos que uma Casa de Repouso pode ser um lugar muito feliz como na Estância Natural Paradyse.